Introduçao - Polonia

Introdução

A Polônia é um dos maiores países da Europa Oriental. Foi o primeiro a se libertar do governo comunista. Está localizado no centro da Europa, às margens do Mar Báltico, fazendo fronteira a leste com a Rússia, Lituânia e Ucrânia, e a oeste com a Alemanha.


fonte:http://canadat.vilabol.uol.com.br/polonia/infopolonia.htm

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação na Polónia

Uma vez que as alterações feitas em 2009 na Polónia Educação começa na idade de cinco ou seis para a classe 0 (Kindergarten) e seis ou sete anos na 1 ª classe da escola primária (polonês Szkoła podstawowa). É obrigatório que as crianças de um ano de educação formal antes de entrar na classe 1, o mais tardar sete anos de idade. No final da sexta aula, quando os alunos são 13, que fazer um exame obrigatório que irá determinar qual o menor escola secundária Gimnazjum (proferida gheem-nah Sium) (Middle School / Junior High) serão aceitos. Eles vão assistir a esta escola por três anos para as aulas, 7, 8 e 9. Eles, então, tomar um outro exame obrigatório para determinar o nível escolar secundário vão participar.
Existem várias alternativas, sendo a mais comum das três anos em uma Liceum ou quatro anos em uma technikum. Ambos terminam com um exame de maturidade (matura, bastante semelhante ao baccalauréat francês), e pode ser seguido por várias formas de educação superior, levando a licencjat ou inżynier (o polaco Processo de Bolonha qualificação do primeiro ciclo), magister (o polaco ciclo de Bolonha segundo processo qualificação) e, eventualmente, doktor (o polaco Processo de Bolonha qualificação terceiro ciclo).

fonte:
http://portuguese.anriintern.com/selected_news_500026
RELAÇÕES EXTERIORES: 
Organizações:
Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU, Otan. 

fonte:http://www.portalbrasil.net/europa_polonia.htm

Noticia da Polónia

Euro: Pólonia poderá adoptar o euro en 2012-13, diz futuro primeiro-ministro

Varsóvia, 5 Nov (Lusa) - A Polónia poderá adoptar a moeda única europeia em 2012-2013, declarou hoje o vencedor das eleições legislativas na Polónia e futuro primeiro-ministro, Donald Tusk.     

fonte:

http://aeiou.expresso.pt/euro-polonia-podera-adoptar-o-euro-en-2012-13-diz-futuro-primeiro-ministro=f158390

PÓLONIA

Bandeira:
&nbspCapital: Varsóvia


&nbspMoeda: zloty


&nbspLíngua: polaco


&nbspNacionalidades: polacos, alemães, outros


&nbspReligiões: Católica Romana, Ortodoxa, Protestante, outras fonte: http://www.eb1-cacem-n1.rcts.pt/europa/polonia.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vegetação



Festivais Artísticos

Atualmente a cultura em Polônia segue surgindo com força, onde destacam-se as companhias dramáticas como o Teatro Stary de Cracóvia, o Centro Arte Studio em Varsóvia, o Teatro Polaco da Dança (onde pode-se contemplar ao fascinante Ballet de Poznan) ou as inesquecíveis representações do Teatro Stanislaw Ignacy Witkiewicz de Zakopane que une a arte dramático com as belas artes.
São também de interesse, entre outros muitos, o Concurso Internacional de Violino Enrique Wieniawski que têm lugar cada cinco anos em Poznan, o Festival Internacional de Oratórios e Cantatas Wratislavia Cantans em setembro em Wroclaw, o Festival Mundial de Coros Polonacos de julho em Koszalin, onde se rememora aos milhões de poloneses que vivem fora de seu país e o Festival Internacional do Folclore Montanhês de Zakopane em agosto, onde pode-se desfrutar com um verdadeiro espelho das costumes do país com seu música, trajes regionais e danças coristas e animadas. Não pode-se esquecer o Festival Internacional Jazz Jamboree no qual se dão cita os melhores intérpretes de todo o mundo.
Além e durante todo o ano realizam-se festivais de cinema, teatro, gravados, cartazes, música, dança e outras muitas atividades que demonstram que Polônia é um país vivo com uma oferta cultural impressionante. fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polonia/polonia-2.php

História e Economia

A Polônia vem de longas datas passando por regimes de condado, reinado, república, invasões e guerras desde as invasões romanas até a 2ª Guerra Mundial. Tornou-se independente em 1918, mas Foi o País que mais sofreu pelas invasões hitlerianas com massacres e guetos de um lado e pelos soviéticos do outro depois de um tratado entre Hitler e Estaline para não se agredirem mutuamente. Com o fim da 2ª Guerra passou ao domínio socialista soviético. Reagiu ao regime com o Sindicato Solidariedade nos anos 80, do século passado até 1989 quando foi restaurada a democracia. Em 2004 ingressou na União Européia assumindo em 2005 a 7ª economia do Continente incluindo a Rússia. Sua produção se baseia na construção naval, aço e energia elétrica. fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polonia/polonia.php

Sabia que a Polónia …


Tem 38 milhões de habitantes
Tornou-se Estado no ano de 996
A sua capital - Varsóvia - foi reconstruída quase na totalidade depois de cerca de 84% da cidade ter sido completamente devastada durante a Segunda Guerra Mundial
Entrou na União Europeia no dia 1 de Maio de 2004
Faz fronteira com a Alemanha, com a República Checa, com a Eslováquia, com a Ucrânia, com a Bielorússia, com a Lituânia e com a Rússia
Tem 500 km da costa arenosa
Tem 9000 lagos
Possui montanhas com mais de 2000 metros de altura
Tem seis vencedores do Prémio Nobel
A Universidade de Cracóvia foi fundada em 1364
Tem a primeira constituição da Europa (do ano de 1791) e a segunda do mundo (depois da constituição americana)
É o nono maior país da Europa
Por duas vezes ficou no terceiro lugar no Campeonato Mundial de Futebol (em 1974 e em 1982)
60% da população polaca tem menos de 40 anos
60% da população mundial de cegonhas habitam no nosso país
É o maior fabricante mundial de sumo da maçã
11 cidades na Polónia estão na lista de património mundial da UNESCO
As temperaturas de Verão podem atingir entre os 20 e os 35 graus e no Inverno variam entre os -10 e os 5 graus …. fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polonia/polonia.php

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TURISMO NA POLÔNIA

A Europa é um continente repleto de histórias interessantes e também de países que chamam a atenção quando se trata de um aspecto histórico, como é o caso da Polônia. Um belo lugar para se visitar quando a sua busca é por povos diferentes e com culturas diversas das que você está acostumado a ver.
A Polônia é um país com uma economia bastante diversificada, que abrange principalmente a agricultura, mas não deixando de lado as indústrias e também o turismo. No território polonês existem diversas paisagens bem interessantes e atrativas, que se formam em conjunto com as belas montanhas da região.

FONTE:http://turismo.culturamix.com/internacionais/europa/turismo-na-polonia

Cultura

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo Nowy Rok
Páscoa
Święta Wielkanocne Domigo e Segunda de Páscoa
1 de Maio Dia do Trabalhador Święto Pracy
3 de Maio
Święto Konstytucji 3 Maja Comemoração da Constituição de 3 de Maio de 1791
Corpus Christi (Corpo de Deus)
Boże Ciało
15 de Agosto Assunção de Nossa Senhora e Dia das Forças Armadas Wniebowzięcie Najświętszej Marii Panny, Święto Wojska Polskiego O Dia das Forças Armadas serve como recordação da guerra com os bolcheviques em 1920
1 de Novembro Dia de Todos os Santos Dzień Wszystkich Świętych
11 de Novembro Dia da Independência Dzień Niepodległości Em 1918, após 123 anos de inexistência
25 e 26 de Dezembro Natal Boże Narodzenie



http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia

Rios(hidografia)


Rio Vístula em Modlin, Polônia.
Os maiores rios são o Vístula (em polaco: Wisła), (1047 km ou 651 milhas); o Oder (em polaco: Odra)que forma parte da fronteira ocidental da Polónia, (854 km ou 531 milhas); seu afluente, o Warta, (808 km ou 502 milhas) ; e o Bug, um afluente do Vístula, (772 km) . O Vístula e o Oder desaguam no Mar Báltico, com muitos deltas na Pomerania. O rio Łyna e Angrapa desaguam pelo Rio Pregolya para o Báltico, e o Rio Czarna Hańcza desagua no Báltico pelo Neman. Embora a grande maioria dos rios na Polónia desaguam no Mar Báltico, os cursos d'água polacos têm origem no Orava, que desagua passando pelo Rio Váh e pelo Danúbio para o Mar Negro.Os rios orientais têm origem em alguns riachos que desaguam no Rio Dniestre para o Mar Negro.
Os rios polacos são usados desde muito tempo para navegação. Os Vikings, por exemplo, viajaram pelo Vístula e pelo Oder em seus Navios Dragão. Na Idade Média e na antigüidade moderna, quando a Polônia-Lituânia foi um dos grandes estados mercadores da Europa, o carregamento de grãos e outros produtos agrícolas viajando em direção ao Vístula (Gdańsk) e que seguia para a Europa Oriental teve grande importância. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia

quinta-feira, 19 de maio de 2011

dados principais

DADOS PRINCIPAIS:
Área312.685 km²
CapitalVarsóvia
População: 38,51 milhões (estimativa 2007)
Moeda: Zloty
Nome Oficial
:  República da Polônia
Nacionalidade: polonesa
Data Nacional3 de maio - Dia da Pátria.
Governo: República Parlamentarista
http://www.suapesquisa.com/paises/polonia/

Relevo

Relevo
Grande parte do território polonês corresponde a uma extensa planície de origem glaciária, semelhante às terras baixas da Alemanha setentrional, que se eleva ao sul, nos Montes Cárpatos.
A planície polonesa deve seu aspecto natural ao curso do rio Vístula. Suas terras são periodicamente cobertas pelo mesmo rio, além de receberem grandes quantidades de limo, o que as torna férteis para a agricultura.
Clima
Invernos rigorosos e verões quentes caracterizam o clima continental. Os níveis de chuva não são muito altos, com exceção das regiões montanhosas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3niahftftp://cafffnadat.vfilabol.uol.com.br/polonia/infopolonia.htm

Política da polonia


A Polónia é uma democracia liberal que adota o sistema parlamentarista de governo. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro, chefe de governo. O governo compõe-se do conselho de ministros (gabinete). Incumbe ao presidente nomear o governo por proposta do primeiro-ministro, com base na maioria parlamentar (ou de coligação) da câmara baixa do parlamento (o Sejm). O presidente é eleito por voto directo a cada cinco anos. Os membros do Sejm são eleitos pelo menos a cada quatro anos por voto directo. O parlamento polaco constitui-se por duas câmaras: o senado, com 100 cadeiras, e o Sejm, com 460 cadeiras. Este último é eleito por representação proporcional. Com excepção de partidos de minorias étnicas, apenas as agremiações que ultrapassem 5% dos votos nacionais podem ter deputados no Sejm. Quando em sessão conjunta, o senado e o Sejm formam a Assembléia Nacional (Zgromadzenie Narodowe), convocada quando o presidente assume o cargo, é indiciado pelo Tribunal de Estado ou é declarado incapaz devido a sua saúde.fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia 

Política

Divisão Administrativa
A Polônia sofreu profundas mudanças em suas esferas administrativas, principalmente no último século (XX). A partir de 1999 as reformas internas dividiram a administração pública em 16 regiões, 333 distritos e 2.489 municípios.
Poder Executivo
O Presidente é o chefe de estado e o Primeiro Ministro o chefe de governo, ambos eleitos pelo voto popular, conforme Constituição de 1997.
Poder Legislativo 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polonia/polonia.php

A economia da Polónia


A economia é diversificada, dividida entre as indústrias de construção naval, produção de carvão, aço e energia elétrica. A mais importante concentração industrial ocorre na Silésia, uma área muita rica em carvão mineral, onde ocorrem indústrias siderúrgicas, químicas e de maquinários. Outras áreas importante são: Varsóvia - indústrias siderúrgicas e mecânicas - e Gdańsk - indústrias de produção naval. A agricultura baseia-se principalmente na produção de batata e beterraba açucareira, juntamente com a criação de gado porcino.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia
Moeda Zloty
Organizações de comércio OMC, União Européia, OCDE